Space Cadet é underrated
Tenho vindo a evitar ver este filme desde o ínicio do mês, quando estreou na Prime Vídeo, por várias razões. Primeiramente, porque, erradamente, dou muito valor à cotação dada aos filmes pelo IMDB, que deu a este apenas 4,9 em 10. Depois, porque o trailer transparece ser um filme muito aparvalhado. E, por fim, por ser protagonizado pela Emma Roberts, uma atriz de quem gosto bastante. Finalmente, acabei por vê-lo.
Fazendo uma sinopse mais correta do que a do próprio trailer, Space Cadet é sobre uma menina que tinha uma grande aptidão para a engenharia e que, tendo uma relação próxima com a sua mãe, tinham o sonho conjunto de ela se tornar astronauta quando crescesse. Após o falecimento da mãe, o sonho cai em esquecimento, e ela acaba por se tornar bartender num bar na Florida. Num turn of events a personagem principal acaba por se candidatar a um programa de treino na NASA. O problema é que o seu currículo foi falsificado.
As maiores críticas a este filme referem que é extremamente irrealista, impossível até. Sim, é impossível, mas continuo a não perceber qual é problema disso. É um filme, nem todos têm que ser baseados em factos verídicos, nem todos têm que ser realistas. O maior objetivo de um filme é entreter e este filme é puro entretenimento. É divertido, é empoderador e tem uma mensagem positiva de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e que nunca é tarde demais para começar. É um Feel Good Movie.
A realizadora e escritora do filme teve esta ideia depois de perceber como a história das mulheres no mundo da astronomia é recente e que há poucos filmes que se foquem numa mulher astronauta. A esta ideia juntou o conceito de representar alguém que tem o talento e as skills mas que não tem currículo, porque a vida teve outros planos.
A Emma Roberts tem um grande range de personagens, desde as mimadas, ao terror e à comedia, que merece ser mais explorado e de lhe ser dado um grande papel. Ainda assim, continuo a adorar vê-la nestas Rom-Coms, como Wild Child, Little Italy ou Holidate e agora este Space Cadet, onde ela brilha sempre.
Tanto os atores como a audiência têm vindo a referir-se a este filme como um Legally Blond goes to space… Tendo a discordar. Na teoria, a premissa é semelhante. Mas a Rex nunca foi burra, sempre teve aquele objetivo e o talento mas a vida levou-a noutro caminho. Contrariamente à Elle Woods, que quis ir para o curso de advocacia em Harvard para reconquistar o ex namorado. Talvez seja mais uma mistura entre um Armaggedon mais cómico e o Eddie The Eagle.
Avaliação: ⅗
By Matilde Sousa